Na quinta-feira, a Tesla anunciou que se lembraria de praticamente todos os Cybertrucks que produziu para corrigir um painel de acabamento em aço inoxidável que a fabricante afirmou poder se destacar do veículo durante a condução. Este é o oitavo recall para a picape totalmente elétrica, que começou a circular nas estradas há pouco mais de dois anos.
Diferente de muitos outros recalls da Tesla, este não pode ser resolvido com uma atualização de software remota; os caminhões precisam ser levados a um centro de serviço para os reparos. O recall afeta mais de 46.000 Cybertrucks fabricados entre novembro de 2023 e o final de fevereiro de 2025.
O recall está relacionado a um aplique estético na parte externa do veículo, que é fixado ao restante do caminhão por meio de uma espécie de adesivo, conforme um documento publicado pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito de Rodovias, o órgão regulador de segurança rodoviária dos EUA. Nos Cybertrucks afetados, o adesivo pode se desprender do restante do caminhão, criando um potencial “risco de estrada” para terceiros e aumentando o risco de acidentes.
As reclamações sobre o acabamento começaram a surgir nas redes sociais; a Tesla suspendeu a produção do Cybertruck na semana passada. A Tesla declarou no documento que começou a investigar a questão no início de janeiro. O registro informa que a Tesla irá corrigir o problema usando um tipo diferente de adesivo “não propenso a fragilização ambiental”.
Dale Harrow, presidente e diretor do Centro de Design de Mobilidade Inteligente do Royal College of Art London, chamou este último recall de adesivo para o Cybertruck de “surpreendente”.
“As colas são utilizadas muito mais do que as pessoas imaginam na construção da carroceria dos carros atualmente”, afirma ele. “Em vez de usar uma fixação mecânica, solda ou parafuso, é muito eficaz colar painéis para uma construção mais limpa. Isso se tornou bastante popular. Marcas como Jaguar, Lexus e Audi costumam usar colas em algum momento. Portanto, estou realmente surpreso. Não é como se fosse uma ciência desconhecida. Não ouvi (sobre problemas) em nenhum outro lugar.”
Existem muitas colas que a indústria automobilística utiliza para unir painéis e peças, diz Harrow, acrescentando que diferentes adesivos são selecionados com base na força de ligação necessária, nas circunstâncias específicas e nos materiais envolvidos. No entanto, o que diferencia o Cybertruck de outros veículos é o uso altamente não convencional de aço inoxidável para seus painéis.
“O aço inoxidável é a grande diferença”, diz Harrow. “Então, talvez tenha havido um problema nessa área?” Harrow observa que essa falha parece ocorrer em climas frios e sugere que o aço inoxidável pode estar conduzindo o frio de forma mais eficiente, possivelmente o suficiente para afetar o processo de cura.
“Poderia supor que algo na linha de produção não está se unindo na temperatura correta ou na cobertura UV adequada? E isso pode ser devido ao aço inoxidável ter uma densidade diferente em comparação ao aço padrão. Não é uma empresa pequena e não está realizando tarefas que não devem, então, vou refletir bastante sobre isso.”